SOBRE A CLÍNICA

A Clínica Passo é referência em tratamentos ortopédicos, sobretudo no que se refere à saúde dos pés e tornozelos. Sob a coordenação clínica do Dr. Luís Fernando Araújo Júnior, a Clínica fica instalada dentro do Hospital São Marcos, que conta com uma estrutura hospitalar completa para o pronto-atendimento, cirurgias, internações e todos os procedimentos que forem necessários para restabelecer a saúde ortopédica de nossos pacientes.

Além do atendimento médico com ortopedista, a Clínica Passo também conta com um consultório de psicologia clínica, sob a supervisão da Psicóloga Maria Tereza Borges de Araújo. O objetivo é oferecer à população de Uberaba e região um serviço multidisciplinar, que abraça a ortopedia enquanto saúde física, mas também a saúde mental dos nossos pacientes.

Pé e o tornozelo são estruturas complexas que são essenciais para a mobilidade e qualidade de vida geral. Qualquer problema ou lesão que afete essas áreas pode ter um impacto significativo na capacidade de uma pessoa para caminhar, correr e participar de outras atividades físicas. A Clínica Passo fornece diagnóstico e tratamento especializados para uma ampla gama de condições, desde simples entorses e distensões até fraturas mais complexas e condições degenerativas. Para agendar uma consulta com um dos especialistas da Clínica Passo, basta entrar em contato por meio do WhatsApp ou telefone disponíveis na aba de contato neste site.

Sobre
Dr. Luís Fernando

Dr.Luis Fernando

Luís Fernando Araújo Júnior é médico, especialista em ortopedia e traumatologia e subespecialista em pé e tornozelo pela Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia de Tornozelo e Pé (Abtepé) e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). É sócio-fundador da Clínica Passo, referência em tratamentos ortopédicos no estado de Minas Gerais e coordenador do Setor de Ortopedia do Hospital São Marcos, em Uberaba.

Ao longo de sua trajetória, Luís Fernando fez parte de vários marcos históricos da medicina em nosso estado, como a primeira cirurgia para implante de uma prótese de tornozelo em Minas Gerais como alternativa a uma artrodese de tornozelo. Foi a primeira vez que a técnica “Keep Your Ankle Moving”, que significa “mantenha o seu tornozelo em movimento” foi realizada no estado.

O doutor Luís Fernando Araújo Júnior é registrado no Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais sob o número 53913 e também possui o registro de qualificação de especialidade de número 35058, no Conselho Federal de Medicina (CFM).

Veja os principais títulos acadêmicos
do Dr. Luís Fernando de Araújo:

2005
GRADUAÇÃO EM
MEDICINA
pela Universidade
de Marília
2008
Residência Médica
emOrtopedia
e Traumatologia pelo Hospital Santa
Marcelina Secretaria de Saúde do
Estado de São Paulo
2010
Especialização
em Cirurgia do Pé
e Tornozelo
pela Universidade
Federal de São Paulo
(UNIFESP)
2021 - 2023
Diretor interior Minas da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPÉ)
2022
1o. Cadáver Stryker de Artroplastia de Tornozelo
2015
Training on Advanced Treatment of the Foot & Ankle. , Arthrex Learning, AL, Brasil.
2010
DIA DA ESPEC. DO COMITE CIR. DO TORNOZELO E PE. Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT, Brasil.

CURSO PRINCIPIOS TRAUMA. Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT, Brasil.

Cargos ocupados e participações
em cursos e treinamentos

Tratamento

SOBRE
DRA. MARIA TERESA

Dra.Maria Teresa

Maria Teresa Borges de Araújo é formada em psicologia pela Universidade de Franca e tem especialização em psicoterapia psicanalítica e tratamentos de obesidade mórbida. Ela atende aqui na Clínica Passo, tanto particular, quanto por convênio.

A ortopedia e a psicologia podem parecer duas áreas distintas, mas estão intimamente relacionadas no tratamento de certas condições musculoesqueléticas. Por exemplo, a dor crônica, que é uma queixa comum entre os pacientes ortopédicos, muitas vezes pode levar a problemas psicológicos, como ansiedade e depressão. Por outro lado, fatores psicológicos, como estresse e ansiedade, também podem contribuir para o desenvolvimento ou piora de condições musculoesqueléticas. É aqui que entra a relação entre a parceria de trabalho do Dr. Luís Fernando com a psicóloga Maria Teresa. Em muitos casos, tratar o componente psicológico da condição de um paciente é tão importante quanto tratar os sintomas físicos. Isso é conhecido como abordagem biopsicossocial, que leva em consideração a interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais na saúde e na doença.

Para agendar uma consulta com a psicóloga Maria Teresa Borges, basta entrar em contato por meio do WhatsApp ou telefone disponíveis na aba de contato neste site.