HOME    CONTATO    ACESSO RESTRITO

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Ortopedia

Ortopedia é a especialidade médica destinada a estudar as afecções e distúrbios do sistema músculo-esquelético, articulações e ligamentos. Esse sistema complexo é composto por ossos, articulações, músculos e nervos que permite o movimento e assim possibilta manter o corpo em atividade. As duas vertentes principais da ortopedia são concentradas na prevenção e correção das lesões que poderá ser abordada com o tratamento não cirúrgico ou cirúrgico.

Inicialmente a Ortopedia era focada no cuidado com crianças que apresentavam deformidades dos membros e problemas na coluna. Atualmente, pessoas com diversas faixas etárias são encaminhadas para acompanhamento e tratamento ortopédico principalmente devido ao aumento do número de praticantes de alguma atividade física e envelhecimento populacional progressivo.

O ortopedista avalia as lesões relacionadas ao aparelho locomotor que envolvem:

• Diagnóstico da desordem ou lesão
• Tratamento com medicamentos, exercícios, cirurgias e outras modalidades terapêuticas
• Reabilitação com exercícios prescritos e terapia física para restaurar o movimento, resistência e função
• Prevenção com informação e planos de tratamento para prevenção de lesão e diminuir a velocidade de progressão de algumas doenças como a osteoartrose.


Enquanto os ortopedistas estão familiarizados com os aspectos gerais do sistema músculo-esquelético, é possível o aperfeiçoamento em certas áreas de atuação como:

1) cirurgia de pé e tornozelo;
2) cirurgia da mão;
3) cirurgia do ombro e cotovelo;
4) cirurgia de coluna;
5) cirurgia do joelho;
6) cirurgia do quadril.

O campo de atuação em áreas como pediatria, trauma, medicina desportiva e tumores também podem ser escolhidas.

Educação e Treinamento

O ortopedista é um profissional altamente especializado com treinamento extensivo:

• seis anos na graduação médica com período integral (Medicina)
• três anos na residência médica com período integral (Ortopedia)
• 06 a 24 meses para subespecilização

Após esse treinamento é necessário obter uma licença com cadastro no conselho regional de medicina estadual e aprovação na avaliação oral e escrita realizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) após o término da residência médica. Após o término da residência médica, ocorre a subespecialização em determinada área (ombro, joelho, quadril, pé e tornozelo, mão) e cadastramento posterior de acordo com os critérios delineados e pontuações específicas determinadas pela Sociedade responsável pela subespecialidade. Além disso é necessário estudo e atualização constante com aquisição de material didático (livros, assinaturas de revistas especializadas, etc), congressos médicos e eventos científicos para aprimoramento e incorporação de novas técnicas e terapêuticas que auxiliam o paciente na resolução e monitoramento do problema.


Consulta Médica

A consulta médica começa com um agendamento prévio que será realizado através de contato telefônico. No consultório ocorre o relato do paciente sobre o problema e o ortopedista realiza o exame físico durante o atendimento.

O ambiente deve ser agradável e acolhedor para facilitar a interação. Nessa consulta o paciente deve trazer todos os exames que possui (exames de sangue, radiografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada, etc). Caso nenhum exame tenha sido realizado, novos exames serão solicitados, assim como, aqueles que o médico requisitar.

Durante a consulta o médico discutirá as hipóteses diagnósticas e as opções de tratamento disponíveis serão apresentadas e debatidas para cada caso. Com isso, será feito um plano de tratamento personalizado. O retorno após a primeira consulta será determinado pelo ortopedista para acompanhamento e seguimento do caso.

Caso seja necessário o tratamento cirúrgico, serão abordados os riscos e benefícios de cada procedimento ponderando-se a particularidade em cada caso, assim como o protocolo de reabilitação numa linguagem que seja acessível para a compreensão do paciente. Será necessário a realização de exames pré-operatórios e avaliação anestesiológica previamente ao procedimento cirúrgico. O acompanhamento pós-operatório e curativos será realizada no próprio Instituto Compasso. O retorno para as atividades laborativas e esportivas deverá respeitar a peculiaridade da cirurgia e a característica biológica do paciente.


Tratamento Cirúrgico

O ortopedista é habilitado para efetuar alguns tipos de procedimentos cirúrgicos. Os mais comuns incluem:
• Artroscopia: procedimento que utiliza câmeras especiais e equipamento específico para visibilizar, diagnosticar e tratar problemas dentro da articulação
• Osteossíntese Interna: método utilizado para manter o alinhamento de fragmentos ósseos que foram fraturados. São necessários placas, parafusos, hastes, fios de aço até que ocorra a consolidação óssea.
• Artroplastias (parcial, total e revisão): quando ocorre dano da superfície articular por processos inflamatórios, degenerativos e ocorre a substituição por uma junta chamada prótese.
• Osteotomias: correção de deformidades através de reposicionamento da arquitetura óssea através de cortes pré- determinados.
• Reparo e reconstrução de tecidos moles: suturas de roturas tendinosas, ligamentares e reconstruções com enxertos.


[Retornar para Áreas de Atuação]


HOME | CLINICA PASSO | ÁREAS DE ATUAÇÃO | ARTIGOS | CONVÊNIOS | FOTOS/VÍDEOS | TIRE SUAS DÚVIDAS | CONTATO | ACESSO RESTRITO
Clínica Passo
contato@clinicapasso.com.br
FONE: (34) 34 - 3311 0201
Avenida Santos Dumont, 2235 - 1º andar -Centro - Uberaba | MG Cep: 38050-400

Projetado e desenvolvido por Andréa Vieira