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10/04/2014 - Benefícios de correr descalço ou com tênis

São perceptíveis os benefícios na saúde causados pela corrida. Sendo alterações fisiológicas importantes, como aumento do débito cardíaco, diminuição da frequência cardíaca de repouso, melhora da circulação coronariana, auxílio a prevenção do acidente vascular cerebral, e da hipertensão arterial.

Além de favorecer o aumento da massa muscular, fortalece os tendões, ligamentos e articulações, auxilia o combate à osteoporose e o controle do peso corporal, colesterol, estresse, ansiedade e depressão.

Mas a questão aqui envolvida refere-se em como correr? Linhas de pensamentos citam o binômio entre as corridas, onde de um lado temos pesquisadores defendendo esta prática esportiva utilizando tênis apropriado para referida modalidade, de outro com foco na ideia de que as corridas descalças propiciam melhores resultados aos adeptos.
Estudos recentes da universidade do Colorado tiveram por objetivo encontrar o ponto harmônico entre as duas vertentes, enfatizando por fim no gasto calórico avaliado nas duas modalidades.


O pensamento quanto à utilização ou não do tênis para modalidade de corrida, está enfatizado quanto ao peso agregado pelo tênis, consequentemente, o corpo necessitaria de uma quantidade maior de energia para realizar o percurso, logo correr descalço poderia alavancar o desempenho.
O raciocínio comprovado cientificamente está contraditório à ideia anterior, uma vez que quando atletas realizam seus percursos em solo descalços, são agregados fatores interferentes, que negativamente afetará os resultados do corredor.

Simplificando, os benefícios entre correr descalço ou com o auxílio de um tênis apropriado para corrida, está exatamente na melhoria da performance do praticante, uma vez que a corrida com auxílio de tênis propicia diminuição do impacto e estabilidade do movimento, o que consequentemente, resultará em um menor gasto calórico, aumentando a desempenho do corredor.

Quando se pratica tal atividade descalça, perdemos o apoio de amortecimento, assim, alguma parte do organismo terá que realizar esta atividade. Neste caso a energia gerada pelo impacto é transferida para os músculos das pernas, e como resultado, os grupos musculares se contraem, aumentando o gasto energético e metabólico.

Correr utilizando ferramentas apropriadas, no caso tênis, torna esta modalidade de atividade física prazerosa, amortecendo os impactos, diminuindo o gasto metabólico e retardando o staff muscular. Mas para isso, a escolha do tênis é fundamental, os modelos mais leves, que oferecem amortecimento para poupar os músculos da perna e sem massa para desacelerar os movimentos, podem ser a alternativa mais inteligente a ficar descalço. Para aqueles que estão iniciando a prática da corrida é recomendado à procura de um ortopedista especialista em pé e tornozelo, afirma Dr. Luis Fernando.


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